É cada vez mais comum que quando voltamos de uma viagem, queremos trazer de volta aquela garrafa de vinho tão especial que não encontramos em nenhum outro lugar. Mas a pergunta é: Como transportar vinho na mala? Veja aqui neste artigo!

O transporte de vinho sempre trouxe dores de cabeça. Profissionais e amadores estão muito preocupados se suas preciosas garrafas podem quebrar durante o transporte, especialmente se estiver viajando de avião, e acabam desistindo de ir à loja de vinhos para comprar o que deseja.

Para garantir que as garrafas de vinho não quebrem durante o transporte, uma série de instalações deve ser atendida. O vinho deve sofrer o menor movimento possível, não ser sujeito a choques, estar a uma temperatura estável, adequada e sem luz.

Para conseguir tudo isso, temos que admitir que pode ser difícil, especialmente se o transporte não for feito por você mesmo, mas existem maneiras de fazer isso em segurança. 

O que faz uma garrafa de vinho quebrar?

As garrafas são feitas de vidro e, portanto, são muito frágeis. Isso é óbvio, mas é um fator que sempre devemos levar em conta ao escolher a embalagem que protegerá nossas garrafas de vinho em transportes.

Um golpe seco contra uma superfície dura (o chão, a borda de uma mesa, uma borda) geralmente é o que geralmente causa a quebra. O gargalo da garrafa é um dos pontos mais fracos disso. Mas o ponto mais fraco está na base, no fundo, logo acima do círculo da base.

Portanto, é nessas áreas que melhor protegem as garrafas para evitar esses golpes secos com superfícies ou com o próprio solo.

Independentemente do material que você usa, nossa primeira dica é que você não carregue mais de 3 garrafas por cima da outra. Hoje existem todos os tipos de opções para proteger as garrafas que levam um número maior que esse. Vamos ver agora as diferentes opções de empacotamento:

Embalagem caseira

Se você estiver viajando e encontrar um vinho que quer levar para casa, a opção mais “econômica” é embrulhar o vinho com as roupas que carrega na sua mala. Você pode enrolar a garrafa em várias meias para criar um bom preenchimento ou mesmo entre dois sapatos. 

Se você levar várias garrafas, coloque-as na parte central da mala e separe-as com mais roupas. Reforce os pontos fracos da mala, os lados com mais roupas. Não é a opção mais recomendada, mas se, por qualquer motivo, não tiver acesso a uma boa embalagem, poderá fazê-lo no papel. Sim, também não há garantias totais de que eles não serão quebrados.

Embalagem semi-caseira

Compre um plástico bolha para embrulhar e envolvendo os vinhos da melhor maneira possível. Reforçando especialmente o fundo e o gargalo da garrafa. Coloque as garrafas de cabeça para baixo, de modo que a base da garrafa (a parte mais frágil) fique para cima e bata o mínimo possível contra o chão.

Embalagem plástica

A maioria das lojas de vinho tem sacos de plástico para as garrafas. Não recomendamos essa embalagem, pois as garrafas de vinho não são protegidas. Há outra opção dentro dos sacos de plástico, os que vêm com um plástico bolha. Nesse caso, pode ajudar a reforçar um pouco as garrafas, mas não é o melhor recipiente que pode encontrar no mercado.

Embalagem profissional

É certamente a melhor opção, mas também a mais cara. Se para você o preço não é um impedimento, pode encontrar malas pequenas com rodas em um exterior totalmente reforçado e um interior acolchoado. Dentro você pode transportar entre 6 e 12 garrafas. É confortável e seguro, mas, novamente, o preço pode ser inconveniente.

Embalagem de papelão

Finalmente, oferecer-lhe uma última opção. Se você não quer gastar muito dinheiro em embalagens profissionais, mas também não quer desistir de um transporte seguro,  pode embalar uma ou várias garrafas em uma embalagem de papelão feita com o formato ideal para acomodar a garrafa, o interior garante que a garrafa fique suspensa e totalmente protegida das bordas da caixa. 

O pescoço e especialmente o fundo da garrafa são protegidos por uma câmara de papelão. E seu custo é reduzido em comparação com outras opções de embalagem. Também é uma embalagem prática se, em vez de trazer vinho, você quiser enviá-lo para alguém.