A pintura do carro sofre bastante com agentes corrosivos do ambiente de onde você deixa o seu veículo.  Esses elementos podem deixar a tinta descascada, desbotada ou arranhada.

Mas você pode evitar esse problema se seguir algumas dicas práticas para preservar a pintura automotiva. Elas são simples, porém bastante eficientes contra os problemas de pintura.

4 dicas para preservar a pintura automotiva

As dicas abaixo vão lhe ajudar a manter a pintura do seu carro sempre perfeita, por isso observe e comece a colocá-las em prática.

Guarde seu veículo em um local adequado

Muitas vezes os danos na pintura de um veículo são causados enquanto ele está parado. Você precisa entender que existem inimigos por todos os lados, por exemplo, os pássaros podem danificar a pintura com as suas fezes, ou os locais com raios de sol muito forte que podem desbotar a tinta.

Portanto, quando for estacionar debaixo de uma árvore, primeiramente observe se a árvore não tem muitos pássaros.  Caso você encontre fezes de pássaro na lataria do seu carro, use um pano com água para fazer a retirada do dejeto o quanto antes.

O correto é sempre estacionar o seu carro debaixo de um local coberto, seja em casa ou no trabalho, para ficar protegido desses problemas.

Tenha habilidade para manobrar

Um dos piores danos que podem ocorrer por motoristas que não tem habilidade com manobras é arranhar a pintura do carro, seja por encostar demais o carro numa parede, na entrada ou saída de garagens muito apertadas, etc.

Na cidade o melhor a se fazer é analisar bem o tipo de vaga onde você irá estacionar o seu carro para não ficar em uma vaga muito apertada e depois não conseguir sair.

Muitas vezes, não conseguimos evitar estes pequenos acidentes com o nosso carro. Se isso acontecer com você, não se preocupe. Nós podemos lhe indicar uma excelente mecânica em Curitiba, que irá prontamente reparar o dano causado no seu veículo.

mercedes azul com pintura impecavel

Fique longe dos causadores de riscos

No dia a dia dos motoristas são muitos os elementos que podem causar graves danos a pintura. O lava-jato automático é muito usado pelo seu custo-benefício e também pela sua praticidade de lavar o seu veículo com rapidez e agilidade.

No entanto, esse equipamento costuma trazer danos para a pintura se o seu veículo estiver muito sujo. Portanto, antes de entrar em um lava-jato, o recomendado é retirar a sujeira mais grossa para que ela não arranhe a pintura do seu carro.

Os panos sujos também são grandes vilões, pois neles sempre tem aquelas pequenas pedrinhas ou grãos de terra que estragam a pintura na primeira esfregada.

Aplique cera automotiva regularmente

A cera é um grande amigo da pintura de um carro, pois é ela que muitas vezes protege a lataria do carro criando assim uma película de proteção poderosa que ajuda a bloquear os raios solares UVA e UVB. A cera pode ser de laboratório, sintética ou até mesmo natural, feita da carnaúba.

Se o seu veículo fica muito tempo exposto ao sol ou chuva forte, aplicar a cera automotiva regularmente pode fazer uma grande diferença ao longo dos anos.

Além da cera, um dos métodos mais utilizados é o polimento cristalizado que é feito na máquina. Ele retira a maioria dos riscos superficiais da pintura e deixa o seu carro com uma aparência de novo.

Preservar a pintura do seu veículo é quase que um mandamento.  Por isso, siga as dicas práticas que listamos e dirija sempre com cuidado. Além dessas dicas, você também pode ler mais a respeito dos 13 inimigos da pintura automotiva.