O empréstimo é a forma mais rápida de se conseguir um dinheiro num caso de urgência, um investimento, pagar uma dívida ou até para a realização de um sonho.

Mas ainda assim, é necessário pesar todos os prós e contras antes de adquirir um empréstimo e principalmente para não cair em armadilhas.

Veja como não errar na hora de fazer um empréstimo:

TIPO DE EMPRÉSTIMO

Existem vários tipos de empréstimo no mercado e você deve primeiro avaliar seu perfil para definir qual que se encaixa melhor à sua necessidade e realidade. Os principais tipos são: Consignado, Pessoal, Empresarial, Garantia de Bens e Penhor.

SIMULAÇÕES

É possível hoje fazer várias simulações na internet antes de fechar algum empréstimo. Você não precisa nem sair de casa. Com o simulador você consegue colocar o valor que precisa de empréstimo e consegue visualizar as condições de pagamento já com os juros de várias instituições financeiras ao mesmo tempo. Isso minimiza riscos.

BUSQUE SABER A REPUTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Infelizmente muitas empresas enganosas estão no mercado para darem golpes. Por isso, o ideal é buscar uma instituição que seja reconhecida no mercado e tenha uma boa reputação. Assim você tem mais segurança no empréstimo.

AVALIE A NECESSIDADE

Busque analisar se realmente o empréstimo é a melhor saída, pois uma atitude mal pensada pode virar um enorme pesadelo. Nunca tenha a visão de que o empréstimo é uma grana extra, pois ele é muito caro.

TENHA ORGANIZAÇÃO

Se considera que o empréstimo é a melhor opção para a sua necessidade, a principal atitude é ter organização. É preciso ter em mente que com o empréstimo você tem outra parcela no orçamento e ele não pode ser uma nova dívida!

Com essas importantes dicas você não erra e faz um empréstimo seguro!