Está precisando de crédito para algum imprevisto ou investir em algum projeto? A solução pode ser recorrer a um empréstimo. Porém é de suma importância que você realize a simulação de empréstimo para estar ciente de todas as tarifas envolvidas na operação. Desta forma é possível ter certeza que o empréstimo é realmente um bom negócio.

Veja nesse artigo quais são os passos para realizar a simulação de empréstimo.

1.       Defina o objetivo do empréstimo

Dependendo do objetivo final de utilização do dinheiro, você poderá recorrer a diferentes modalidades e simulação de empréstimo. Por exemplo, caso o seu objetivo seja iniciar um negócio, você poderá recorrer a crédito para PME (pequeno e médio empresário). Já se seu objetivo é quitar suas dívidas e acabar com restrições no seu CPF, você terá de recorrer a opções de empréstimo pessoal para negativados.

Cada tipo de empréstimo solicita diferentes condições de crédito, prazo e tarifas e possuem diferentes critérios para análise e aprovação de crédito. Por isso, este primeiro passo é essencial.

2.       Encontre instituições que ofereçam o crédito

Sejam bancos, financeiras independentes, lojas varejistas e diversas outras instituições. Cada uma delas oferecem diferentes modalidades de empréstimo. Por isso, antes de iniciar a simulação de empréstimo é importante conhecer se a modalidade oferecida por cada uma delas se adequa às suas necessidades.

3.       Inicie a simulação de empréstimo

Para realizar a simulação de empréstimo é necessário acessar o site ou ir pessoalmente a instituição escolhida. A partir daí você irá fornecer seus dados pessoais e informações do crédito pretendido, como valor total, prazo e número de parcelas.

De posse destas informações, a instituição irá lhe informar as condições de crédito que a mesma lhe oferece. Informando o CET (Custo Efetivo Total) da operação, valor do crédito e condições de pagamento.