Criar um look moderno e estiloso nem sempre é fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Você deve se deparar com diversas escolhas e modelos de peças, combinações e estilos que, muitas vezes, essa maré de opções pode acabar te deixando confuso na hora de escolher o que mais te agrada.

O segredo para se vestir bem está em unir o útil ao agradável, ou melhor, o estilo ao confortável. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa diária que é escolher a roupa certa para os momentos certos.

1. Pense em qual estilo você quer alcançar

Casual

Um look casual é baseado principalmente em jeans simples, camisetas e moletons. Esta ainda é a opção mais segura e popular entre os adolescentes.

Esportivo

Como o termo sugere, esse estilo é mais adequado para tipos esportivos. As características típicas incluem calças de corrida, tênis, camisas de clube e jaquetas de beisebol.

Elegante

Elegante, conservador e clássico. Esse look definitivamente inclui camisas pólo, calças cáqui e camisas.

Skatista

O look skatista é casual e prático. Se você escolher esse estilo, pode usar tênis confortáveis, jeans skinny, bonés e acessórios.

Gótico

O gótico é sombrio e taciturno. O look é baseado na cor preta e botas pesadas e gabardinas também são característicos.

Emo

Emo é filosófico e sensível. Isso inclui jeans skinny, pôneis longos no rosto e camisetas de bandas que são populares na cena. Tenha cuidado com este estilo porque se você cometer um erro aqui, poderá ser erroneamente rotulado como Gótico.

Hipster

O estilo hipster adora tudo que é vintage e anti-estabelecimento. Jeans skinny também são um dos itens básicos aqui, mas também há muitas camisas xadrez, grandes óculos de aro de tartaruga e lenços. Tudo é permitido, desde que não seja convencional.

Nobre

O estilo nobre é digno e extravagante. Ternos, calças chiques, cachecóis, sapatos e cintos elegantes e relógios de pulso de alta qualidade (de preferência Rolex) mostram que você sabe onde está na vida e que não tem medo de ser diferente dos meninos com suas tendências efêmeras.

2. Pesquise antes de comprar ou usar

Faça alguma pesquisa antes de ir, pois algumas lojas podem se concentrar apenas em um público estilístico específico. Se você está preocupado com a possibilidade de não encontrar o que procura imediatamente, vá a um grande shopping onde você pode facilmente ir de uma loja para outra.

3. Use a ajuda de um amigo

Leve amigos com você, para te ajudar ou que entende mais de estilo, ou até mesmo para usar o estilo de inspiração, afinal, você pode achar que o colete amarelo neon com listras roxas fica bem em você, mas os amigos estão lá para lhe dizer a verdade. Mas se, ao contrário do que eles aconselham, você encontrar algo muito legal, compre mesmo assim, se não for muito caro. Então não será uma grande perda se você mudar de ideia.

4. Certifique-se de que as peças caibam bem

Os jeans não devem ser colados à pele, mas nem muito largos, nem muito curtos ou esfarrapados.

Compre um par de calças cáqui ou calças sociais para ocasiões formais, como encontros, festas e entrevistas de emprego. Para estar preparado para qualquer clima, você precisa de pelo menos uma calça leve e outra de tecido um pouco mais grosso.

Os jeans combinam com todos e quase sempre. Basta escolher um modelo ou cor que combine com seu estilo. Se você gosta do estilo gótico ou emo, opte por jeans pretos, como um hipster, deve ser jeans skinny.

Fique longe de camisas que são coladas à pele ou penduradas em você como sacos de batatas. Não se esqueça de que os tamanhos variam. Sempre experimente as camisetas antes de comprá-las.

Além das camisetas, coloque no armário algumas camisas ou polos de verdade, tanto de manga comprida quanto de manga curta. Esses tipos de camisas podem ser combinados de várias maneiras.

5. Escolha sapatos que complementam seu visual

Compre um bom par de sapatos que nunca saem de moda e combinam com todas as roupas. Escolha uma cor neutra como preto, cinza, azul escuro ou no máximo vermelho ou verde se você também usar muito essa cor.

Para ocasiões especiais como datas e festas familiares, você também pode ter um par de sapatos de couro de alta qualidade. Ao escolher tenis cano alto masculino, opte por usá-los em ocasiões que pedem por um look mais despojado.