Por causa de seu alcance absoluto, a maioria das empresas deve concentrar seus esforços de marketing social, promoção e publicidade no Facebook, em primeiro lugar. Muitos o fazem. Sessenta milhões de empresas têm uma página de negócios ativa. Muitas empresas publicam mais de uma vez por dia.

Infelizmente, toda essa atividade também o torna muito barulhento. Como você garante que sua marca se destaque e que seu conteúdo gere cliques, leads e, por fim, receita?

Este é um processo de seis etapas que agência de marketing usam e você também vai poder seguir:

1. Poste conteúdo de maneira consistente em sua página

O progresso em qualquer coisa é levantar a cada dia e consistentemente realizar a tarefa. Obter resultados de marketing do Facebook não é diferente.

Você pode ter sorte e ter um dia ou uma semana em que obtenha um aumento repentino de curtidas ou novos seguidores. E você deve usar os dados analíticos que o Facebook fornece para tentar duplicar os picos. Mas, a chave para obter melhores resultados no Facebook é a publicação consistente.

Por isso trabalhar com marketing de conteúdo também é importante para crescer ainda mais a pagina do seu negócio, tendo mais chances de conseguir visitantes e potenciais clientes.

2. Monitore o progresso em tempo real

Com o Facebook, como quase todo marketing online, os resultados podem ser instantâneos. Eles também podem melhorar com o tempo. Isso torna importante o monitoramento em tempo real ou quase em tempo real.

De métricas de engajamento de página a desempenho de postagem, bem como resultados pagos, orgânicos e virais, os resultados atuais em relação ao desempenho histórico.

É possível definir metas e monitorar o progresso, se desejar, através dos gráficos que mostram o número de visualizações de página e postagens publicadas.

3. Saiba como avaliar o alcance de sua página

Após começar a postar regularmente, é importante monitorar o impacto de seus esforços. Mas, o que você deve monitorar?

O Facebook fornece um grande número de métricas para medir seu progresso geral. Muitos, na minha opinião.

As três métricas mais importantes são curtidas, alcance e engajamento:

  • Curtidas: pessoas que clicaram em “curtir” em sua página, basicamente optando por atualizações de sua página.
  • Alcance: o número total de usuários do Facebook que viram sua página e suas postagens.
  • Engajamento: é uma medida única da quantidade de pessoas que “se engajaram” com sua página, com o termo engajamento se referindo principalmente a curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques na postagem.

Gostos e alcance são frequentemente chamados de “métricas de vaidade” ou “métricas de reconhecimento de marca” porque estão no funil ascendente. Das três métricas acima, o engajamento dá a você a melhor sensação para saber se o seu conteúdo é atraente para seus seguidores ou não.

4. Certifique-se de que você está postando coisas relevantes

Como já cobrimos, postar atualizações de forma consistente é a principal atividade que gerará resultados em sua página do Facebook.

Existem dezenas de práticas recomendadas já publicadas, então não vou repetir todas aqui. O Facebook tem suas próprias melhores práticas para páginas de negócios e vários sites de terceiros têm recomendações para as melhores práticas de páginas do Facebook.

Meu conselho é simplesmente compartilhar o conteúdo que você já está produzindo. Ao compartilhar links para conteúdo publicado em seu site, você obterá seguidores do Facebook em seu site, onde eles terão uma chance melhor de aprender sobre você e se converter em um lead ou venda.

Mas, faça o que fizer, seja envolvente. Dê a seus seguidores um motivo para clicar ou comentar. Experimente postagens que incluam:

  • Conteúdo educacional que eles acharão relevante.
  • Faça perguntas específicas do setor ou compartilhe pesquisas.
  • Eles acharão interessantes atualizações rápidas sobre sua empresa.

Faça o que fizer, não o automatize completamente. Enviar as mesmas postagens repetidamente em uma programação pré-determinada não gerará cliques e engajamentos. Costumava funcionar muito bem. E, como resultado, muitos sistemas de software fazem isso. Mas se você vai sucumbir a essa preguiça, certifique-se de monitorar suas métricas de clique / engajamento e considere ajustar sua estratégia se estiver obtendo retornos decrescentes.

Não importa como você está postando, certifique-se de responder às pessoas que interagem com você. Se as pessoas estão deixando comentários ou fazendo perguntas, certifique-se de conversar com elas.

5. Verifique se você está alcançando compradores potenciais

O Facebook é a maior plataforma de marketing direcionada já criada. Se você está gastando dinheiro em anúncios no Facebook, pode segmentar por muitas variáveis.

O Facebook também oferece a capacidade de ver alguns dados demográficos básicos das pessoas que estão visitando sua página. Alguns dados demográficos que todos devem acompanhar são: idade, sexo e geografia.

É ótimo ter dezenas de milhares de fãs, ou mesmo milhões. Mas se esses fãs estiverem fora de seu mercado-alvo ou não tiverem a idade, ou sexo certos, isso terá pouco ou nenhum impacto em seus negócios.

Se, por outro lado, você pode fazer negócios em qualquer lugar, o Facebook também pode ser um caminho para gerar receita globalmente. Frequentemente, os profissionais de marketing farão suposições de que a maior parte de seu fandom no Facebook vem de seu país de negócios. Embora isso geralmente seja verdade, você pode encontrar padrões surpreendentes aqui.

Com base na minha experiência, a maioria das divisões de gênero dos fãs do Facebook são distorcidas um pouco em uma direção, mas se você tem uma quantidade excessiva de um gênero e seu conteúdo não é específico de gênero (ou seja, uma revista masculina), então você precisa considerar o porquê essa lacuna de gênero existe e como você pode criar postagens que ressoam melhor com a outra metade.

6. Vincule cliques a conversões

As conversões desejadas para o seu negócio dependerá do seu modelo de negócio. Se você administra uma loja de comércio eletrônico, deseja vendas. Se você dirige uma loja local, pode querer ligações e visitas. Se você dirige uma empresa que vende para outras empresas, leads e vendas habilitadas por vendedores off-line podem ser o resultado desejado.

Com o software e a estratégia certos, tudo isso pode ser rastreado.

Para empresas locais, o Facebook tem alguns ótimos recursos integrados. Você pode criar botões de apelo à ação para coisas específicas, como a lista do seu número de telefone, direções para a sua localização ou um clique para o seu site.

Esses botões ficam no lado direito da página, abaixo da foto da capa e acima das informações da página.

Para sites de comércio online, adicione um botão “compre agora” . Para empresas que desejam gerar leads, faz sentido colocar um botão para que os visitantes possam se inscrever para receber seu boletim informativo por e-mail, embora haja muitas opções diferentes de botão de call to action no Facebook.

Porém, apenas saber quantas vezes esses itens foram clicados não fornece uma medida de ROI real, pois muitos visitantes do seu site podem se distrair antes de fazer negócios com você. Portanto, é importante usar o Google Analytics para rastrear metas ou usar um software como o HubSpot para rastrear leads ou conversões de comércio eletrônico.

Maximize o ROI da presença da sua empresa no Facebook

O Facebook é talvez o melhor presente que os comerciantes já receberam. Nenhuma outra plataforma rivaliza com a facilidade com que um público pode ser construído, uma comunidade pode ser promovida e a atenção pode ser conquistada.

Siga o processo de seis etapas acima para começar e melhorar continuamente os resultados que sua empresa obtém.