Uma equação química é uma representação simbólica escrita de uma reação química (os símbolos são a letra ou letras elementares que representam esse elemento). O (s) produto (s) químico (s) químico (s) são indicados no lado esquerdo e o (s) produto (s) químico (s) no lado direito. 

Os dois estão conectados com uma seta que vai da esquerda para a direita, simbolizando a reação. 

A lei da conservação da massa afirma que nenhum átomo pode ser criado ou destruído em uma reação química, então o número de átomos que estão presentes nos reagentes deve equilibrar o número de átomos que estão presentes nos produtos.

Com as dicas que separamos vai ficar mais fácil quando for equilibrar equações, e se você estiver estudando para concurso militar esse texto vai te ajudar. 

Escreva sua equação dada 

  • 3 H 8 + O 2 -> H 2 O + CO 2
  • Essa reação ocorre quando o propano (C 3 H 8 ) é queimado na presença de oxigênio para produzir água e dióxido de carbono.

Escreva o número de átomos por elemento

Faça isso para cada lado da equação. Observe os subscritos ao lado de cada átomo para encontrar o número de átomos na equação. Ao escrevê-lo, é uma boa ideia conectá-lo de volta à equação original, observando como cada elemento aparece.

  • Por exemplo, você tem 3 átomos de oxigênio no lado direito, mas esse total resulta da adição.
  • Lado esquerdo: 3 carbonos (C3), 8 hidrogênio (H8) e 2 oxigênio (O2).
  • Lado direito: 1 carbono (C), 2 hidrogênio (H2) e 3 oxigênio (O + O2).

Guarde o hidrogênio e oxigênio para o fim, já que eles costumam estar nos dois lados

O hidrogênio e o oxigênio são comuns nas moléculas, então é provável que você os tenha em ambos os lados da equação. É melhor equilibrá-los por último.

  • Você precisará recontar seus átomos antes de equilibrar o hidrogênio e o oxigênio, pois provavelmente precisará usar coeficientes para equilibrar os outros átomos na equação.

Comece com elementos únicos 

Se você tiver mais de um elemento para equilibrar, selecione o elemento que aparece em apenas uma única molécula de reagentes e em apenas uma única molécula de produtos. 

Isso significa que você precisará primeiro equilibrar os átomos de carbono.

Use um coeficiente para equilibrar o átomo de carbono individual

Adicione um coeficiente ao átomo de carbono único à direita da equação para equilibrá-lo com os 3 átomos de carbono à esquerda da equação.

  • 3 H 8 + O 2 -> H 2 O + 3 CO 2
  • O coeficiente 3 na frente do carbono no lado direito indica 3 átomos de carbono, assim como o subscrito 3 no lado esquerdo indica 3 átomos de carbono.
  • Em uma equação química, você pode alterar os coeficientes, mas nunca deve alterar os subscritos.

Equilibre os átomos de hidrogênio a seguir 

Uma vez que você equilibrou todos os átomos, além do hidrogênio e do oxigênio, pode abordar os átomos de hidrogênio. Você tem 8 no lado esquerdo. Portanto, você precisará de 8 no lado direito. Use um coeficiente para conseguir isso. 

  • 3 H 8 + O 2 -> 4 H 2 O + 3CO 2
  • No lado direito, você agora adicionou 4 como coeficiente porque o subscrito mostrou que você já tinha 2 átomos de hidrogênio.
  • Quando você multiplica o coeficiente 4 vezes pelo subscrito 2, você obtém 8.
  • Os outros 6 átomos de oxigênio vêm de 3CO 2. (3×2 = 6 átomos de oxigênio + os outros 4 = 10)

Equilibre os átomos de oxigênio

Lembre-se de levar em consideração os coeficientes que você usou para equilibrar os outros átomos. 

Como você adicionou coeficientes às moléculas do lado direito da equação, o número de átomos de oxigênio mudou. Você agora tem 4 átomos de oxigênio nas moléculas de água e 6 átomos de oxigênio nas moléculas de dióxido de carbono. Isso perfaz um total de 10 átomos de oxigênio.

  • Adicione um coeficiente de 5 à molécula de oxigênio no lado esquerdo da equação. Agora você tem 10 átomos de oxigênio em cada lado.
  • 3 H 8 + 5 O 2 -> 4H 2 O + 3CO 2
  • Os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio estão equilibrados. Sua equação está completa.

Conclusão

Agora que você tem o passo a passo vamos colocar em prática as equações e quando menos esperar vai conseguir fazer todas sem dificuldade. 

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Gostou ou tem novas sugestões de artigos? Deixe abaixo nos comentários.