Para quem não é muito familiarizado com história pode ter um pouco mais de dificuldade de se preparar para as provas. Pois são muitos datas e acontecimentos para memorizar e aprender não é mesmo? 

Então pensando nisso separamos algumas dicas fundamentais para se sair bem nas provas, e para te ajudar ainda mais vou deixar disponíveis ebook para você baixar

Memorizando informações 

O estudo de história envolve a memorização de muitas datas, nomes, eventos e outros fatos. Examine suas anotações e livro e identifique palavras-chave.

Faça uma lista deles e crie flashcards com uma palavra de um lado e sua definição ou explicação do outro.

Diga informações em voz alta

Ver, dizer, ouvir e tocar ao mesmo tempo ajudam seu cérebro a fazer conexões mais fortes e a memorizar informações com mais facilidade. Tente ler seu livro em voz alta enquanto estuda e diga o que está escrevendo ao criar seus flashcards. 

Crie um guia de estudos

Você pode fazer um guia de estudo ou esboço depois de examinar o plano de estudos e ter uma ideia de como a classe organiza as informações. Use o programa como um guia para estruturar e consolidar seu guia de estudo.

Seu guia de estudo não fará muito bem se simplesmente copiar suas anotações de aula. Procure temas-chave em suas anotações de aula, retire as informações essenciais e coloque-as em seu esboço.

Crie um mapa ou gráfico

Ao estudar história, gráficos, desenhos e mapas são, às vezes, a melhor maneira de visualizar como as informações se encaixam. 

Além de serem ótimas ferramentas de estudo, criar recursos visuais como linhas do tempo, árvores genealógicas e fluxogramas ajudará você a ter uma visão geral do material.

Comece a estudar cedo 

Comece a estudar cedo – é difícil aprender tudo o que você precisa saber em apenas uma noite. Reveja suas anotações de cada sessão de aula naquela noite, quando fizer sua lição de casa. 

Você pode estudar mais intensamente à medida que o teste se aproxima, mas terá uma base sólida e não terá que estudar muito.

Escreve o que sabe como em uma redação

Use as ideias principais da unidade para estudar para um teste de redação. Examine o seu plano de estudos ou livro-texto para os ponto-chave da sua unidade. Essas teses, ou ideias principais, são a melhor maneira de prever o que uma longa pergunta dissertativa fará.

Entenda os principais conceitos da unidade e, em seguida, use os fatos e números que você memorizou para respaldar esses pontos-chave. Lembre-se de que não há “U” na história: deixe as opiniões pessoais fora dos ensaios!

Leia a sua dissertação 

Uma longa dissertação pode ocupar uma grande parte da nota do teste, portanto, faça o possível para ter certeza de que está respondendo à pergunta da dissertação da maneira certa. 

Quando chegar a hora de fazer o teste, pare um momento para entender o que um longo ensaio pede que você faça.

Procure palavras como analisar ou comparar e contrastar e, em seguida, planeje seu ensaio de acordo. 

 Conclusão

Agora é colocar essas dicas em prática para estudar melhor a matéria de história e na hora de provas ou exames se sair muito bem. Com uma ótima nota. 

Agora deixe abaixo seus comentários, sugestões ou dicas.